sexta-feira, 28 de julho de 2017

Portal Matemática - Dominó Matemático




Cursistas: Josenaide Lopes Silva Zampronho  e Ramon Volpasso Crescencio

Tarefa: Relato do objeto de aprendizagem escolhido, bem como,  possibilidades de utilização na prática docente.
Assunto: Multiplicação
Turma: 5º Ano do Ensino Fundamental

Objeto de Aprendizagem: Dominó de Multiplicação




Objetivo: Explorar o processo de ensino e aprendizagem nos conteúdos de Multiplicação, numa perspectiva de que os discentes participem e interagem a aprendizagem.
Justificativa:
Escolhemos este objeto de estudo, por proporcionar a troca de informações na construção do conhecimento e da comparação dos procedimentos utilizados pelos colegas para resolver um problema.Desenvolve também o Interesse pelo uso correto da linguagem matemática e o reconhecimento da existência de diferentes estratégias na resolução de uma mesma situação-problema, desenvolvendo o   interesse em conhecê-los.Desenvolve também a competência leitora e escritora para a interpretação de uma situação problema levando-o a fazer associações e tomar decisões frente às situações do seu cotidiano.

Metodologia:
Diálogo e trocas de ideias entre educandos e entre estes e oprofessor. Sensibilização sobre o tema através da utilização de textos que abordem o assunto.Favorecimento de discussão sobre o tema, com a finalidade de verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto abordado.Observação o que os alunos já sabem, com o que precisam saber para chegar ao objetivo proposto. Uma forma de fazer este resgate é propor atividades de leitura e análise de textos que abordem o tema Multiplicação em suas diferentes representações e significados, a construção de narrativas pelos próprios alunos, permitindo que o professor entenda as relações que os alunos fazem entre as diferentes representações e significados da multiplicação.Reconhecimento da aplicação da multiplicação na vida diária e de suas diferentes formas de utilização: contagens, códigos,medidas ou para expressar ordenação de elementos.Reconhecimento de sistemas de numeração criados em diferentes contextos históricos.Resolução de situações-problema envolvendo multiplicações por meio de diferentes estratégias.Leitura e interpretação dos dados apresentados em um problema, verificando se eles são suficientes ou não para resolvê-lo e situações de aprendizagem que propiciem a construção do saber matemático.


Este objeto de estudo adaptou maravilhosamente bem à faixa etária dos discentes ao conteúdo trabalhado, proporcionando aprendizagem e interatividade entre os discentes e professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página